domingo, 18 de outubro de 2009

Ambiente Alfabetizador


          O Ambiente Alfabetizador dentro da sala de aula é muito importante para a criança que está descobrindo o mundo da leitura. Deve ser planejado de modo instigador e visando objetivos integrados com a disciplina. E que principalmente desperte nos alunos a curiosidade e a vontade de aprender, ou seja, o ambiente tem que ser acima de tudo agradável e acolhedor sem excessos.Esse ambiente pode ser criado tanto no espaço exterior, quanto no interior da escola.

          A sala deve estar organizada de maneira que cada canto possua uma proposta diferente, onde a criança irá construir seus conhecimentos, mas não basta apenas o professor decorar a sala, ele como mediador, vai usar os materias expostos na sala para aguçar a imaginação, criatividade e a busca pelo saber das crianças.
          Dos diversos recursos, podemos destacar o cantinho de leitura “utilizando-se materiais diversos como ilustrações e escritas como jornais, revistas, dicionários, folhetos e embalagens”, brinquedoteca, letras móveis, alfabeto ilustrado, painel de ajudantes, painel de aniversariantes, listão de palavras “construídas com a ajuda das crianças”.
         Portanto o ambiente alfabetizador deve ser um espaço onde cada criança em seu nível de aprendizagem, instigada pelo professor e os diversos materiais, possam encontrar possibilidades novas para a aquisição de conhecimentos.

































 

My Blog List

Termo de Uso

Aprendizagem Colorida Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino